quarta-feira, 5 de setembro de 2012

35 anos de GRENAL




Amigos da Rua Dna. Leonor

Este ano, nós os amigos da rua Dna. Leonor, comemoramos 35 anos de GreNal. Colorados e gremistas que se enfrentam anualmente numa disputa sadia, frutos de uma amizade de longa data, da qual muito nos orgulhamos.
No entanto, nossa historia começou bem antes desses 35 anos.  Podemos dizer que 20 anos antes, alguns, desse grupo de amigos, já  se reuniam na esquina da rua Dna. Leonor com a Protásio Alves e também na sorveteria Delícia.  
Num desses encontros surgiu um desafio entre gremistas e colorados. Depois de muita discussão, regada é claro, por uma cervejinha,  foi sugerido fazer um grenal. O time que perdia pagava a festa com churrasco e cerveja, servia e cantava o hino do time vencedor.
Essa decisão do 1º grenal foi tomada na  fruteira do seu Zé  na Ipiranga com a Vicente da Fontoura. A partir daí os nossos jogos começaram a acontecer no Ginásio David Gusmão do Grêmio.
Em 1977, (Dezembro) realizamos nosso 1º GreNal, esse vencido pelo Grêmio por 3x2.
Participaram pelo lado do Inter: Mauro Sinoveckys   , Celso Rosa Neto, Albino Johanson,  Danilo Petry,  Fernando Freitas, Elio Helio Cardoso, Silvio Gibeilli, Angel Ayres.  Pelo lado do Gremio:  Bocão, Guga, Reginatto, Magrão, Renato, Ruy Job(Dodô),  Fernando Fracasso, e Paulo Costa Prado  (Pradinho).
Foi então  instituido um troféu que durante um ano ficaria de posse do time vencedor.
Com o passar dos anos, as mulheres também passaram a ser homenageadas com um troféu.
A partir deste 1º grenal, outros se sucederam culminando neste ano com o nosso 35º jogo, onde hoje participam desta nossa "brincadeira"  mais ou menos em torno de 100 pessoas, envolvendo nossas famílias, as quais denominamos a família Dona Leonor, pois foi lá nesta rua que tudo começou.
Dessa iniciativa cresceu um grupo de estreita amizade e por que não dizer, fraternidade ao longo desses 35 anos. 
É bom lembrar    que começamos com o futebol de salão. Anos depois, migramos para o futebol 7 chegando finalmente ao futebol de campo. Isso em relação aos jogos de grenais.
A consequência disso tudo, é que  hoje os amigos da rua Dna Leonor participam de vários campeonatos pela liga e pela Secretaría Municipal de Esportes no segmento Força Livre, Veterano  e Master.
E para comemorarmos essa historia de amigos da rua  Dna Leonor, e 35 anos de  Grenal, estaremos realizando um jantar dançante  no dia 29 de setembro de 2012 conforme o convite anexo.


Um comentário:

  1. Muito bacana a história.....show de bola...são de histórias tipo esta, que precisamos para continuarmos a manter acesa a chama do bom futebol de várzea. Parabéns.
    Grande abraço.
    Mano. Ajax da Cruzeiro.

    ResponderExcluir